Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   
 
 
Notícias

Fórum Mundial da Água

30/11/-0001

__________________________________________________________________________

A Agência Nacional de Águas (ANA) participará da 6ª edição Fórum Mundial da Água através de um colegiado brasileiro que estará no evento. A chamada Seção Brasil foi criada com o objetivo de agregar segmentos e instituições envolvidas com o tema água.
A sua composição atual, com vinte e dois membros efetivos do Conselho Mundial da Água e 20 instituições convidadas, coloca o País na condição de quinta nação do mundo em termos de representação nacional junto ao Conselho Mundial da Água. O encontro será de 12 a 17 de março, em Marselha, na França.
O 6º Fórum Mundial da Água, maior evento do mundo voltado para as questões em torno desse recurso natural, terá como tema “Tempo para Soluções”.
O objetivo será um só: o de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar as discussões e trocas sobre as soluções para os atuais desafios e formular propostas concretas, chamando a atenção mundial para o uso racional e sustentável deste recurso. Estima-se que 20 mil pessoas de 140 países estarão reunidas na cidade francesa para debater a questão.
Organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC – World Water Council) e o país anfitrião, o Fórum ocorre a cada três anos, sempre no mês de março, quando no dia 22 celebra-se o "Dia Mundial da Água".
Já no processo preparatório para o evento, os participantes das Américas, incluindo-se o Brasil, decidiram priorizar a abordagem de seis temas: Água e Saneamento; Água e Adaptação às Mudanças Climáticas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Água para Alimento; Água para Energia; e Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos e Ecossistemas.
Desse processo irá resultar a edição de um “Documento Regional” onde será expressa a visão das Américas para os temas prioritários, apresentando soluções efetivas para que metas preestabelecidas sejam alcançadas.
Caberá ainda à Seção Brasil a composição de um documento brasileiro, em articulação com os demais parceiros, fundamentado nas contribuições dos seis temas regionais, como registro do esforço empreendido e para distribuição entre os parceiros brasileiros que participarão do evento.
Além disso, encontra-se em fase de concepção o Pavilhão Brasil, espaço dentro do Fórum que incluirá um auditório, estandes, Media Center e um Espaço Rio+20 com intuito de apresentar soluções exitosas e boas práticas do Brasil.