Av.Itacaiúnas, 1279, Novo Horizonte, Marabá PA

Tipos de Poços

Poços Tubular

Também conhecido como “poço artesiano”, é aquele onde a perfuração é feita por meio máquinas perfuratrizes à percussão, rotativas e rotopneumáticas. Possui alguns centímetros de abertura (no máximo 50 cm), revestido com canos de ferro ou de PVC.

Formações Aqüíferas

São as formações (Figura) das quais se poderá obter água e poderão ser de dois tipos gerais, rocha consolidada (Aqüífero Fissural[A] e Cárstico-Fissural [B]) e rocha sedimentar não consolidada (Aqüífero Intersticial [C] e Aluvial [D]). A diferença, na natureza desses dois tipos gerais de formações aqüíferas, influi no projeto e construção dos poços que as atingem para extrair água ou que as atravessam.

Os poços em rochas cristalinas, Aqüífero Fissural (parcialmente revestido):

São aqueles construídos em rochas mais porosas, onde é permitido que a água passe. Isso é possível devido às fraturas e fissuras oriundas das formações geológicas da terra. Os tipos de rochas presentes nesses solos são as metamórficas, que sofrem transformações físicas e químicas sofridas por outras rochas, através do calor e da pressão do interior do planeta (um exemplo desse tipo de rocha é o Quartzito), e rochas ígneas, formadas pelo resfriamento do magma; também temos as rochas sedimentares, formados por sedimentos carregados pela ação dos ventos e da chuva; elas são muito duras. Todos esses tipos de rochas ajudam na drenagem da água, quando o poço já está perfurado. Esse poço é o parcialmente revestido.

Os poços em sedimentos, Aquífero Granular ( totalmente revestidos):

São compostos de rochas sedimentares presentes em aquíferos porosos. Neles, a água é transmitida pela comunicação dos espaços vazios. Quando não há transmissão, a água é armazenada. Os poços construídos nesses locais costumam desmoronar. Dessa forma, eles são totalmente revestidos com tubos e filtros, geralmente, de PVC do tipo Geomecanicos. Assim, passa a ocorrer à transmissão de água para dentro do poço.

Os poços Mistos, Aquíferos Fissural e Granular (parcialmente revestidos):

São aqueles cuja superfície é formada por rochas sedimentares e a parte inferior possui rochas cristalinas. Por essa razão, os poços são construídos munidos de revestimentos tubulares e filtros.
Os revestimentos lisos são feitos com PVC do tipo Geomecanicos. A escolha do material utilizado depende do projeto do poço. Neles são escolhidos a profundidade, o diâmetro de completação, o modelo da camada de água, bem como a composição química dela.