• Av.Itacaiúnas,1279 Novo Horizonte - Marabá-PA
  • (94) 98111-8705/991481180/991463880

Terraplanagem

Terraplanagem

Na prática, podemos definir o que é terraplanagem como uma das principais técnicas da engenharia civil, ajudando na criação de obras de engenharia de solo (como estradas de ferro, rodovias, barragens, canais e valas), no nivelamento de áreas em desenvolvimento para a construção, na abertura de depósitos minerais e na fundação para edifícios e estruturas erguidas a partir de outros materiais.

O primeiro passo depois de saber o que é terraplanagem é fazer um estudo completo do seu terreno, avaliando além do aclive e do declive outros pontos importantes como o tipo de solo e a resistência para suportar as cargas nas fundações.

Somente a partir deste estudo é que o melhor método de terraplanagem será definido, bem como os tipos de máquinas que serão usados, que podem ser pás escavadeiras, retroescavadeiras e tratores de esteira.

  • aterramento: quando é preciso fazer a colocação de terra no terreno, sendo a terra vermelha a mais usada;
  • escavação: quando a terra é retirada do local;
  • destocamento: retirada de restos de árvores ou de plantas;
  • drenagem: retirada de água;
  • demolição ou remoção: para terrenos que já contam com uma edificação que precisará ser retirada;
  • compactação do solo: com o uso de rolos compressores, busca-se gerar mais estabilidade para o procedimento.

Além de tudo isso, existem outras características que precisam ser muito bem analisadas, por exemplo, um terreno com desnível para o fundo pode exigir mais dos profissionais de terraplanagem, já que, algumas vezes, é preciso construir um muro de arrimo ou de sustentação e só depois preencher o espaço com terra e compactá-la.

Infelizmente, nem todo mundo se atenta para o que é terraplanagem e todos esses passos, e acabam contratando os serviços de terraplanagem sem a orientação de um profissional especializado, ou ainda querem tornar este serviço “mais barato”, optando por soluções pouco profissionais.

O resultado pode ser bem desastroso e colocar a sua obra em risco. Os problemas mais comuns trazidos por esta situação são a erosão e o deslizamento de terra, principalmente nos terrenos nas encostas de morros que são bastante inclinados. Nestes locais, inclusive, também pode ser necessário fazer uma boa drenagem das águas da chuva, além da construção de muros para contenção de terras. Outro ponto que merece cuidado é em relação à inclinação segura do terreno (taludes) para evitar a descida de barreiras.

O profissional ainda precisa saber exatamente como é o código de obras da cidade, analisando as exigências e impedimentos construtivos em áreas inclinadas, o que evita que, mesmo com a terraplanagem, a obra seja embargada.